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O que é API do WhatsApp?
A API do WhatsApp Business permite que as empresas integrem esta plataforma aos seus produtos ou serviços. Uma API (Application Programming Interfaces) é uma interface de programação de aplicativos que conecta duas ou mais ferramentas de software para que possam se comunicar entre si e compartilhar dados.
Por exemplo, desta forma, os desenvolvedores conseguem conectar uma plataforma de marketing ou CRM ao WhatsApp Business. O acesso à API é fornecido por parceiros oficiais do WhatsApp Business, normalmente provedores de SaaS de marketing. Porque? Porque a API do WhatsApp Business não é um software independente, mas usa uma interface de terceiros para criar campanhas, acompanhar resultados e gerenciar listas.
Se já existe uma grande diferença entre o WhatsApp e o WhatsApp Business, a API do WhatsApp Business adiciona ainda mais camadas de funcionalidades para marketing, além de abrir as portas para novas possibilidades:
A API do WhatsApp Business é uma integração robusta projetada para empresas de médio e grande porte com equipes de suporte maiores e táticas de engajamento mais complexas.
Você poderá se comunicar diretamente com cada cliente quando precisar, oferecer-lhes uma melhor experiência e economizar tempo graças aos recursos de automação. Todas essas práticas fazem parte do chamado marketing do WhatsApp.
Como usar a API do WhatsApp no seu negócio?
A maneira mais fácil é acessar a API do WhatsApp Business por meio de um provedor de soluções empresariais. Dessa forma, você poderá utilizar uma interface mais intuitiva da plataforma sem precisar integrar a API diretamente em seu ambiente backend. E você esquece de programar!
Se você não tiver uma conta comercial oficial, o nome da empresa será exibido ao lado do número de telefone, em vez de substituí-lo.
Diferenças entre a API do WhatsApp Business e o aplicativo WhatsApp Business
Se você ainda não sabe se deve usar o WhatsApp API ou o WhatsApp Business tradicional, aqui te ajudamos a saber como cada um é diferente; Desta forma você pode tomar uma decisão melhor:
Características | WhatsApp Business API | WhatsApp Business App |
---|---|---|
Tipo de Negócio Dirigido | Médias e grandes empresas | Pequenas empresas com comunicação individual |
Automação de atendimento ao cliente | Autoresponders e modelos de mensagens | Mensagens de boas-vindas e mensagens automáticas de ausência |
Integração de Ferramentas Complementares | Sim. (CRM, Chatbot, Chat ao vivo, etc.) | Não |
Integração com outras ferramentas | Sim | Não |
Custo Associado | Sim. (Dependendo do parceiro e plano escolhido) | Não. (Totalmente gratuita) |
Características de la API de WhatsApp
O perfil da empresa no WhatsApp é como um cartão de visita. Você pode adicionar um logotipo, endereço, horário comercial e até produtos diretamente. Dessa forma, os usuários poderão ver essas informações no aplicativo sem precisar acessar o seu site.
É importante saber quais tipos de mensagens o WhatsApp suporta para aproveitar ao máximo a API e orçar os custos.
Mensagens recebidas e enviadas
Uma grande vantagem das mensagens do WhatsApp em relação ao SMS é que elas podem ser mensagens multimídia (com imagens, vídeos, anexos, botões de resposta, produtos e listas).
O exemplo de mensagem de saída mostrado também é um exemplo de mensagem automática. Isso significa que você pode automatizar as mensagens do WhatsApp para economizar tempo, principalmente em tarefas repetitivas. Automações são respostas enviadas quando condições predefinidas são atendidas. Por exemplo, você pode agendar uma resposta automática de confirmação de pedido que chegue ao usuário sempre que ele fizer uma compra.
Depois de ter um modelo de WhatsApp aprovado pela Meta (explicado nos passos anteriores), você pode criar um cenário de automação em que a ação final é enviar uma mensagem de WhatsApp. As respostas automáticas podem ser muito variadas: mensagens de boas-vindas, confirmação de pedidos, lembretes e muito mais. São mensagens muito utilizadas, por exemplo, no e-commerce (comércio eletrônico).
Aos olhos dos usuários, as respostas automatizadas oferecerão uma experiência semelhante à que um chatbot pode oferecer. No entanto, estes tipos de mensagens não funcionam da mesma maneira. São respostas enviadas quando uma série de condições que você determinou são atendidas, mas não podem improvisar respostas nem permitem que você converse com um usuário como um chatbot faz.
Resumindo, o que a API do WhatsApp permite é aproveitar os benefícios do uso da automação (ou automação em espanhol): elas podem ajudá-lo a delegar tarefas repetitivas e a usar seu tempo para definir sua estratégia de marketing, explorar o potencial desta ferramenta, e muito mais.
Outro aspecto importante da API do WhatsApp Business são as sessões de 24 horas, que afetam tanto o preço quanto as ações permitidas.
Se um usuário entrar em contato com você no WhatsApp, você terá 24 horas para responder com uma mensagem em formato livre ou trocar quantas mensagens forem necessárias. Se já se passaram mais de 24 horas desde a última mensagem do cliente, você poderá reabrir a conversa com um modelo de mensagem. É uma forma de garantir que o usuário receba apenas mensagens relevantes e que sigam as políticas do WhatsApp.
Se quiser iniciar uma conversa, você deve usar uma mensagem de saída e também seguir um modelo. Você pode criar modelos no Facebook Business Manager ou usando a interface WhatsApp Business API do seu provedor. Abaixo, você encontrará alguns dos modelos disponíveis. Por enquanto, eles não podem ser editados; apenas exclua. É melhor usar uma conta de teste para não precisar editá-las.
Para que serve a API do WhatsApp Business?
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Facebook, o uso de mensagens para contatar empresas tem crescido exponencialmente, especialmente em mercados emergentes.
76% dos entrevistados no Brasil relataram que a comunicação por meio de mensagens os ajuda a sentir mais confiança em uma marca. Por sua vez, uma em cada duas pessoas inquiridas considera que o envio de mensagens é uma forma moderna de comunicar com as empresas.
Este processo, já estabelecido há alguns anos, acelerou dramaticamente ao longo de 2020. Tornando o uso do WhatsApp para as empresas um canal necessário para entrar em contato com os consumidores e realizar vendas.
A API do WhatsApp permitirá ampliar as funcionalidades do WhatsApp, mas também adicionar novas que estão disponíveis apenas para a versão oficial:
À medida que aumenta o volume de clientes em qualquer negócio, torna-se necessária a implementação de softwares que ajudem a organizar as informações recebidas. Seja para gerenciar leads, novos clientes ou reclamações de clientes regulares. Mas também são implementados para organizar todos os canais de comunicação que uma empresa possa ter: o Messenger, o Instagram, o site e, como você já adivinhou, o WhatsApp.
Com a implantação da API oficial, você poderá ter a permissão necessária para que as informações recebidas pelo WhatsApp sejam gerenciadas pelo seu CRM ou para que seus agentes de atendimento respondam a diversas consultas utilizando a mesma conta.
A possibilidade de envio de mensagens é uma das grandes vantagens que a API oficial oferece. Graças a esta funcionalidade você pode criar grupos de difusão para que seus clientes fiquem por dentro das últimas novidades do seu negócio.
Você pode gerar newsletter, informar alterações, novos produtos ou serviços, enviar catálogos, alertar sobre consultas médicas, enviar pesquisas, entre outras coisas.
Permite que você se posicione a partir de um lugar mais ativo nas comunicações e não dependa apenas de inserir uma consulta para poder enviar informações. Ao estar mais presente na vida dos clientes, você melhorará o engajamento, bem como o reconhecimento da marca.
Uma das questões mais interessantes na hora de implementar melhorias na área de atendimento ao cliente é conseguir responder a todas as dúvidas.
Dado que os humanos têm uma capacidade de atenção limitada ou que existe apenas um determinado número de funcionários a trabalhar num horário limitado, é impossível responder a todas as dúvidas ao mesmo tempo que surgem.
Porém, graças à automação, é possível configurar mensagens de boas-vindas e de saída para novas consultas. Ou, se quiser ir ainda mais longe, ainda implemente um chatbot que esteja sempre disponível para responder (o desenvolvimento do chatbot será da responsabilidade de cada empresa).
Com esses recursos, você pode digitalizar seu negócio e se colocar onde os usuários estão.
Começar a aproveitar os benefícios dessa interface é tão simples quanto contratar um fornecedor de soluções.
Como usar a API do WhatsApp para enviar mensagens?
Se você usa o aplicativo WhatsApp Business e deseja migrar para a API, pode migrar o número de telefone e associá-lo à API.
Se você não possui uma conta WhatsApp Business (ou seja, uma conta comercial), você também pode criá-la diretamente nesta etapa na plataforma do parceiro.
Verificar sua empresa no Meta é uma etapa obrigatória que protege o consumidor. O WhatsApp precisa verificar se você tem autorização para representar a marca que está registrando. Todas as contas empresariais passam por esse processo para evitar contato fraudulento com os usuários.
O processo de aprovação geralmente é feito por meio de inteligência artificial, por isso levará apenas alguns minutos. Existem muitos tipos de modelos de mensagens WhatsApp com diferentes utilidades, como você pode ver na imagem a seguir.
Os usuários podem dar consentimento em seu site ou por meio de um botão de call to action no Facebook, um código QR ou um anúncio. Estes são os requisitos de consentimento no WhatsApp.
Essa integração funciona tanto no Android quanto no iOS?
Sim. A mensagem será enviada para qualquer dispositivo que permita a instalação do aplicativo oficial do WhatsApp, seja um celular ou tablet.
Existe um limite para o número de mensagens que podem ser enviadas?
Não. Ao adquirir o Connect Zap, o cliente pode vincular seu aparelho ao WhatsApp através do WhatsApp Web através de um código QR e pode enviar mensagens em massa do WhatsApp conforme desejar.
As mensagens são armazenadas na plataforma Connect Zap?
Não. O Connect Zap não armazena nenhuma mensagem ou número enviado. Facilita apenas a comunicação entre o sistema e o WhatsApp do usuário conectado à plataforma.
Quais sistemas podem ser integrados ao Connect Zap?
A maioria dos sistemas desde o Connect Zap usa Rest/JSON como padrão para leitura e envio de mensagens.
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